Notcias

Voltar

Fabio Wajngarten ser ouvido na CPI da Covid-19 nesta quarta-feira

12/05/2021

Ex-secretário de Comunicação deve ser questionado sobre atraso de vacinas após culpar Ministério da Saúde em entrevista.

A CPI da Covid-19 no Senado ouve nesta quarta-feira (12) o ex-secretário Especial de Comunicação Social da Presidência da República Fabio Wajngarten. Ele dará depoimento a partir das 9h na comissão que investiga possíveis omissões do governo Bolsonaro e desvio de verbas federais por estados e municípios no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Wajngarten deverá falar sobre o atraso na compra de vacinas pelo Ministério da Saúde e as campanhas do governo federal em temas como isolamento social e “tratamento precoce”.

A convocação do ex-secretário tende a requerimentos dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da comissão, e Alessandro Vieira (Cidadania-SE). O nome do ex-secretário apareceu ligado de forma mais direta à pandemia em abril, quando Wajngarten concedeu entrevista à revista "Veja" e afirmou que o Ministério da Saúde teria sido o responsável “pelo atraso das vacinas”. Segundo a reportagem, ele guarda e-­mails, registros telefônicos, cópias de minutas do contrato e ainda afirma ter um rol de testemunhas que podem comprovar suas afirmações.

Para o senador Alessandro Vieira, o depoimento pode esclarecer as questões envolvendo a publicidade e comunicação oficial do governo na pandemia.

Outros depoimentos
Nessa terça-feira (11), o diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, disse ser contrário às declarações do presidente Jair Bolsonaro nas quais ele minimizou a importância da vacinação contra a pandemia ou pôs em dúvida os imunizantes.

Torres disse ainda que a análise da possível liberação da vacina russa Sputnik V para importação e uso emergencial está parada por falta de documentos do fabricante russo.

Na quinta, a CPI da Covid ouvirá o presidente da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo.

 

Com informações: correiodopovo.com.br 

Panorama

Gostaria de receber mais informaes do nosso portal por e-mail?

Assistncia