Notcias

Voltar

Quase dois teros dos habitantes de Kiev retornaram, afirma prefeito

11/05/2022

Quase dois terços dos 3,5 milhões de habitantes de Kiev retornaram à capital ucraniana, que ficou praticamente deserta no início da invasão russa, em 24 de fevereiro, afirmou o prefeito da cidade, Vitali Klitschko.

Apesar do toque de recolher em vigor, dos controles nas estradas, as pessoas "podem efetivamente retornar se essas circunstâncias não as assustam", disse o prefeito, que até agora havia pedido aos habitantes da capital que fugiram que tivessem paciência ao retornar.

Mais de oito milhões de pessoas tiveram de deixar suas casas e encontrar abrigo em outros lugares da Ucrânia, informou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). Até 3 de maio, a OIM estimava que um total de 13,686 milhões de pessoas tiveram de fugir de suas casas pela ofensiva russa em seu território.

Klitschko destacou que não pode proibir que os moradores de Kiev retornem à capital, mas pediu cautela. "Se você tem a oportunidade de estar em um local mais seguro, onde não há risco para sua vida e sua saúde, por favor fique", declarou.

No dia 10 de março, duas semanas depois do início da invasão russa, o prefeito de Kiev informou que metade da população da cidade havia fugido e que "permaneceram pouco menos de dois milhões de pessoas".

Com informações: correiodopovo.com.br

Panorama

Gostaria de receber mais informaes do nosso portal por e-mail?

Assistncia