Notcias

Voltar

Defesa Civil Nacional alerta para chuvas intensas e riscos de deslizamentos no RS e SC

03/05/2022

Registro de chuvas volumosas deve acontecer devido à formação de um ciclone extratropical

A partir desta segunda-feira são esperados volumes expressivos de chuva desde o Centro-Norte do Rio Grande do Sul até o Sul do Paraná, informou o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) disse que monitora os riscos de desastres no Sul do Brasil.

O registro de chuvas volumosas deve acontecer devido à formação de um ciclone extratropical. No nordeste do Rio Grande do Sul e no sudeste de Santa Catarina, especialmente, o cenário é mais preocupante, tendo em vista a previsão de até 180 milímetros de chuva em 24 horas, podendo se manter até quarta-feira. O MDR também alertou que há riscos de deslizamentos de terra na região serrana gaúcha, no litoral sul de Santa Catarina e na Grande Florianópolis.

No cenário de riscos hidrológicos no RS e SC, o alerta é para pequenas bacias de resposta rápida e para a Bacia do Uruguai, que, embora esteja com os níveis normalizados na maior parte dos municípios, pode apresentar transbordamento.

Nesta segunda, a Defesa Civil do RS também emitiu um alerta para chuvas volumosas e risco de transbordamento de rios em quase todo o RS. A orientação é ligar para os números 190 ou 193 em casos de emergências.

Com informações: correiodopovo.com.br

Assistncia

Gostaria de receber mais informaes do nosso portal por e-mail?

Panorama