Notícias

Voltar

Semana Nacional da Doação de Sangue: Banco de Sangue de Caxias do Sul celebra com ações especiais

21/11/2018

Você é um doador de sangue? Sabia que somente 1,6% da população brasileira doa sangue, segundo dados do Ministério da Saúde. Isso significa um índice de 16 doadores para cada grupo de mil pessoas. Este dado realmente é muito baixo. Talvez você já ouviu esta frase: "estamos precisando de sangue", mas realmente, sempre há necessidade.

O Ministério da Saúde informou que em 2017, 3,3 milhões de pessoas doaram sangue e 2,8 milhões fizeram transfusão sanguínea no país, índice baixo, pois os pacientes precisam de mais de uma transfusão. Esta realidade é sentida pelo Banco de Sangue de Caxias do Sul, que fornece sangue para toda região da Serra e recebe em média 40 doações por dia.

Em 2019, o Banco de Sangue tem como desafio aumentar este número para 60 doações por dia para assim contabilizar a média de 1300 doações por mês para atender o aumento das demandas de transfusão da nossa região de atuação.

O perfil dos doadores no Brasil é de jovens com idade entre 18 e 29 anos, o que representam 42% do total de doações registradas no país. Do total de doadores, 60% são homens. Já no Banco de Sangue o índice de homens é de 59% das doações e a faixa etária fica entre 25 a 37 anos, sendo que o índice de doadores de primeira vez chega a 37% das doações e somente 68% voltam a doar.  O que mais motiva as pessoas a doarem é o voluntariado, hoje temos um índice de 64% de doações espontâneas. Já os familiares de pacientes se mobilizam e convidam amigos para doares, este tipo de doação de reposição representa somente 34% das doações.  Diante disso, a doação de repetição é sempre bem-vinda, pois o controle dos estoques precisa de estabilidade que é fortalecido pelas doações regulares.

Para celebrar o dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro o Banco de Sangue de Caxias do Sul promove a "SEMANA DO DOADOR 2018" que iniciou na segunda-feira (19) e se encerra no dia 24.

Este ano o Banco de Sangue intitula a campanha ?Eu carrego esperança: sou doador de sangue?, em que o objetivo é homenagear e agradecer aos doadores pelo seu gesto voluntário que transforma a vida de muitos pacientes, afinal de contas, sempre tem alguém precisando de sangue. A ação conta com o apoio de dois parceiros da cidade e região, que estão contribuindo com o lanche disponibilizado ao doador no final da doação.

Para participar da semana do doador basta comparecer ao Banco de Sangue na Rua Garibaldi, 476, Edifício Centro Médico Pasteur, Centro de Caxias do Sul. O atendimento é de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.

Requisitos Básicos para a Doação de Sangue:

Para doar você precisa:

Estar bem de saúde;

Ter idade entre 18 e 69 anos (é possível doar a partir dos 16 anos, mas é necessário consentimento formal do responsável legal);

Ter peso mínimo 50 kg; - Estar bem alimentado;

Apresentar documento oficial com foto (RG, carteira de habilitação);

Ter boa veia;

Mulheres podem doar 3 vezes em 12 meses;

Homens podem doar 4 vezes em 12 meses.

Situações que impedem a sua doação:

Tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 1 ano;

Resfriado ou gripe - aguarde 15 dias após o termino dos sintomas;

Vacinas - geralmente impedem a doação por 30 dias;

Endoscopia, colonoscopia, broncoscopia há menos de 6 meses;

Ter doado sangue em menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres);

Herpes em atividade;

Alergia em crise (asma, rinite ou urticária);

Piercing em área genital ou oral;

Estilo de vida que inclua uso de drogas ou sexo sem uso de preservativo com múltiplos parceiros.

Precisam de avaliação:

Cirúrgicas no último ano, procedimentos odontológicos e uso de medicamentos.

 

Fonte: Grupo Solaris com informações Banco de Sangue de Caxias do Sul

Internet

Gostaria de receber mais informações do nosso portal por e-mail?

Assistência