Notícias

Voltar

Beber água de manhã ajuda a ativar órgãos

13/10/2018

Depois do oxigênio, a água é o recurso mais importante para manter o funcionamento perfeito do organismo. Talvez por isso, ela também não escape das mensagens que circulam pela internet. Uma delas diz que ingerir água em determinados horários previne problemas de saúde e auxilia certas funções do corpo. Segundo o texto, beber um copo de água ao acordar ativa os órgãos internos e, antes das refeições, ajuda a digestão. Mas será que essas dicas são verdadeiras?

A nutricionista Luciana Meneghetti, consultora em segurança de alimentos, confirma que a água, quando ingerida em certos horários, pode auxiliar determinadas funções do organismo. Segundo a especialista, beber água ao acordar ativa os órgãos e contribui para o trânsito intestinal.

– Água ajuda a combater a desidratação noturna, alivia a prisão de ventre e tem efeitos desintoxicantes – explica Luciana.

Também é verdade que, se ingerida antes das refeições, o líquido favorece a digestão dos alimentos. Beber água cerca de meia hora antes de comer ocupa espaço no estômago e traz mais saciedade.

– A água prepara o corpo para receber os alimentos e os nutrientes. Isso ativa as pupilas gustativas da língua e hidrata o estômago – afirma a nutricionista.

Outro horário que a mensagem recomenda beber água é antes de dormir, o que reduziria os riscos de acidente vascular cerebral (AVC) e ataque do coração. Não há estudos que comprovem essa teoria, mas a ciência já sabe que a água traz benefícios para o sistema cardiovascular – o que faz com que, provavelmente, essa dica seja válida.

– Mesmo que não tenha nenhum estudo comprovando, sabemos que a água mantém o organismo hidratado durante o sono, o que ajuda no transporte do oxigênio – esclarece Luciana.

Quantidade ideal  é variável

Mas nem tudo que está no texto que circula nas redes sociais faz sentido: beber água antes do banho não tem relação alguma com aumento ou diminuição da pressão. Os especialistas garantem que não há estudos que comprovem essa afirmação.

Ainda que algumas recomendações sobre horários para beber água não façam muito sentido, manter o corpo hidratado é sempre bom.

A quantidade ideal é variável – depende de fatores como altura, peso, sexo, se a pessoa pratica ou não atividades físicas, suas condições de saúde e do ambiente, como clima e umidade. Os especialistas indicam um cálculo para que pode indicar um caminho.

– Recomenda-se cerca de 35 ml de água por quilo da pessoa ao longo do dia. Mas vale dizer: o organismo pede aquilo que necessita, devemos aprender a escutá-lo – alerta Luciana.

Quem não gosta de beber água ou não tem esse costume deve ficar atento. Para facilitar, a dica é adicionar ao líquido pequenas rodelas de limão, morango ou laranja, por exemplo.

– Quando misturada com frutas, o consumo da bebida é maior – diz Alessandra Pizzato, coordenadora do curso de Nutrição da PUCRS.

Mesmo aromatizada, a água mantém suas funções, e ainda agrega mais nutrientes, como vitaminas e sais minerais.

Ou seja: a água deve ser bebida ao longo do dia de acordo com as necessidades de cada um. Mais do que a falta de qualquer outro nutriente, a desidratação interfere negativamente nas tarefas do organismo. Sem água, o corpo começa a perder suas funções básicas após dois dias. Assim, em menor ou maior quantidade, é indispensável nunca esquecer dela.

Com informações: clicrbs.com.br

Internet

Gostaria de receber mais informações do nosso portal por e-mail?

Assistência