Notícias

Voltar

‘Outubro Rosa‘ alerta sobre a importância da redução dos fatores de risco e da detecção precoce

09/10/2019

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Ipê realiza anualmente no mês de outubro a campanha de prevenção ao câncer de mama, realizando ações de prevenção primária (redução dos fatores de risco) e também de detecção precoce. No dia 26 de outubro a equipe da secretaria realizará o "DIA D", na Unidade Básica de Saúde do Centro, das 8h às 16h com uma programação repleta de atividades para as mulheres com palestras, oficina de relaxamento, maquiagem, corte de cabelo, atividade física, testes rápidos de diversas doenças e solicitação de exames.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados quase 60 mil novos casos de câncer de mama em 2019, e a prevenção a consequências mais graves dessa doença com o diagnóstico precoce torna-se fundamental.

Para o desenvolvimento do câncer de mama há influência de diversos agentes que muitas vezes não dependem de nós, como envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, entre outros. No entanto, cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados hábitos como a prática de atividade física regular, alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado e controle no consumo de álcool. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Quanto ao exame de rastreamento, ou seja, aquele realizado antes da mulher apresentar sinais e sintomas, o Ministério da Saúde recomenda que mulheres com 50 a 69 anos realizem a mamografia de rotina, uma vez a cada dois anos. Dois terços dos casos são diagnosticados em mulheres com mais de 50 anos, e um terço em mulheres mais jovens, que também devem ficar atentas a qualquer alteração em seus corpos. É mais difícil detectar o câncer de mama em mulheres abaixo dos 40 anos por meio de mamografia, já que a densidade dos seios dificulta a precisão do exame. Diante disso, a recomendação é se familiarizar com a aparência dos seios e relatar quaisquer alterações ao médico.

 

Com informações: ipe-rs.com.br

Internet

Gostaria de receber mais informações do nosso portal por e-mail?

Assistência