Notícias

Voltar

Dia D de vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul terá quase 2 mil postos abertos

12/05/2018

Acontece neste sábado (12) em todo o país o Dia D de mobilização pela vacinação. Quase dois mil postos de saúde ficarão abertos de forma extraordinária em todo o Rio Grande do Sul. Desde o início da campanha no estado, em 23 de abril, mais de 1,25 milhão de pessoas foram imunizadas, o que representa 38,5% do público alvo.

Em Porto Alegre, serão 106 locais abertos para receber as pessoas dos grupos prioritários. Segundo a prefeitura da capital gaúcha, foram aplicadas 249.230 doses da vacina contra influenza pela rede pública municipal, o que representa 51,05% das pessoas que compõem os grupos de risco.

A meta é vacinar 90% dos 3,6 milhões de pessoas no estado que fazem parte do público-alvo, que é composto por:

Pessoas a partir dos 60 anos de idade;
Crianças de seis meses a cinco anos de idade;
Gestantes, ou mulheres que deram à luz há até 45 dias;
Trabalhadores da saúde;
Indígenas;
Pessoas com doenças crônicas;
Professores;
Presos.
A vacina é produzida a partir de vírus morto e fragmentado, sem risco de causar doença na pessoa vacinada. A imunização protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A renovação da dose deve ser feita anualmente.

O Ministério da Saúde ressalta que a vacina contra influenza pode ser aplicada junto a outras vacinas ou medicamentos e as contraindicações são para pessoas alérgicas a ovo de galinha e seus derivados e àquelas que tenham histórico de reação anafilática a doses anteriores.

Dados do informe epidemiológico da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul apontam que até o dia 9 de abril, foram confirmados sete casos no estado, mas sem mortes, números menores que os registrados no mesmo período de 2017, quando foram confirmados 15 casos e uma morte.

A campanha segue, em todo o país, até o dia 1º de junho.

 

Com informações: g1.globo.com

Internet

Gostaria de receber mais informações do nosso portal por e-mail?

Assistência