Notícias

Voltar

Dia D da vacinação contra o sarampo é neste sábado

19/10/2019

Hoje é o Dia D da vacinação contra o sarampo em todo o Estado. As unidades de saúde estarão abertas até o dia 25 para atender crianças entre seis meses e cinco anos incompletos que ainda não receberam a dose.

Em Porto Alegre, o passe é livre nos ônibus. Estarão à disposição das famílias 980 veículos que operam 220 linhas no município aos sábados, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

A imunização é realizada em todo o Brasil desde o dia 7. Para este sábado, a orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e do Ministério da Saúde é que os municípios abram, de forma extraordinária, os postos. Ao todo, são mais de 1,8 mil salas de vacina distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Estado.

Para a campanha, o Estado recebeu do Ministério da Saúde, no último mês, pelo menos 137 mil doses da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba). Isso engloba a cota normal mensal que é recebida, 30 mil doses, mais o quantitativo extra para o evento. A SES alerta que, nessa ação específica, a vacinação não é generalizada. Só serão imunizadas aquelas crianças que ainda não tenham feito a dose ou que estejam com a caderneta incompleta. Ao longo do ano, a meta é que 95% das faixas etárias recomendadas tenham recebido a dose.

O sarampo é uma doença viral, similar a uma infecção do trato respiratório superior. É considerada grave, conforme o Ministério, principalmente no público convocado a tomar a dose. A transmissão ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo daquelas sem imunidade contra o vírus.

Em Porto Alegre, 45 unidades de saúde abrirão para atender a população. A maioria delas atenderá das 8h às 17h. As unidades que abrem das 9h às 15h são a Santíssima Trindade, Jardim Leopoldina, Nossa Senhora Aparecida, Costa e Silva, Parque dos Maias, Vila Sesc, Coinma, Divina Providência, Barão de Bagé, Parque dos Maias, Costa e Silva, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Leopoldina, Santíssima Trindade, Conceição, Floresta e Jardim Itu.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a primeira semana da campanha nacional de imunização registrou um total de 3.103 pessoas vacinadas entre seis meses e 49 anos, na Capital. Desses, 1.513 foram doses feitas no público-alvo prioritário.

 

Com informações: correiodopovo.com.br

Internet

Gostaria de receber mais informações do nosso portal por e-mail?

Assistência