Notícias

Voltar

Aproveite o tempo livre para organizar a casa

25/03/2020

Filhos em casa, home office e isolamento social estão criando a situação perfeita para relaxar na organização e se deixar levar pela bagunça. Porém, viver em um ambiente em ordem é essencial para passar por esse período com mais tranquilidade. Além disso, as técnicas de organização podem ser uma estratégia para aproveitar o tempo livre de forma produtiva e caprichar na higienização, passo essencial para a proteção contra o coronavírus.

Segundo a personal organizer Fernanda Knijnik existem duas maneiras de lidar com a crise e o isolamento social. A primeira é encarando isso como algo negativo. Já a segunda é aproveitando esse período como um “ócio criativo” e investindo sua energia em atividades que vão ajudar quando a rotina voltar a ser corrida. “Pense em projetos pessoais e profissionais que ainda não saíram do papel, organize o que nunca deu tempo, desapegue, ensine os filhos, crie rotinas, teste coisas que podem ser muito produtivas no pós corona”, sugere Fernanda.

Em momentos de ansiedade e medo como que o vivemos, pensar na organização da casa pode ser uma maneira de se sentir no controle. Segundo a personal organizer, limpar a casa também ajuda a limpar os pensamentos. “Por isso é tão comum sentir-se mais leve após uma faxina. É a renovação da alma, do seu estado de espírito. Esse é o momento, aproveite para criar coragem e começar”, ela explica.

Além disso, viver em um ambiente sujo pode ser um fator para aumentar sua ansiedade. “Um ambiente caótico produz ansiedade. Enquanto não vemos as coisas em ordem, ficamos sufocadas com as pendências, o que gera estresse”, relata. De acordo com a personal organizer, ninguém precisa iniciar a quarentena fazendo uma faxina imensa, mas existem atividades que podem ser acrescentadas no dia-a-dia em casa. Confira algumas das suas dicas do que fazer nesse período:

ENSINE SEUS FILHOS

Com as crianças em casa, manter tudo em ordem pode ser um desafio. Porém, você também pode encarar esse período com uma oportunidade de ensiná-los sobre o valor da organização. “Aproveite para ensinar os seus filhos que em época de crise, finais de semana e sempre que preciso ajudar os pais nas tarefas de casa será muito importante. Eles crescerão adultos melhores”, ela sugere.

ORGANIZE A COZINHA

“Lembre que a cozinha é o coração da casa e, nesse momento, os maiores encontros são por lá”, aconselha Fernanda. Muitos cuidados de prevenção nesse período passam pela cozinha, como por exemplo a higienização dos alimentos. Mas, além disso, essa é uma das partes da casa mais importantes para a família onde muitos fazem suas refeições e passam tempo junto. Por isso, é importante acabar com a preguiça de lavar a louça e limpar o ambiente. Isso pode ajudar até mesmo na hora de cozinhar, segundo a personal organizer o ambiente fica mais prazeroso de usar.

DESAPEGUE

Com o tempo em casa, talvez você comece a sentir que precisa de um espaço maior. Nesse momento, pode ser importante refletir sobre as coisas que você tem e a sua importância. “Se você tem a sensação de que não tem espaço para guardar seus pertences veja se eles têm utilidade na sua vida. Essa é a hora de refletir e desapegar”, explica.

CUIDE DA HIGIENIZAÇÃO

A prevenção contra o Covid-19 passa pela higienização. Esse pode ser o momento de estabelecer novas regras na sua casa. Estimule seus familiares a lavarem as mãos mais frequentemente e crie o hábito de trocar de roupa ao chegar em casa. Além disso, preste atenção na limpeza de maçanetas, interruptores, corrimãos e telefones celulares com álcool 70%.

USE OS PERÍODOS LIVRES

Trabalhando em casa você terá mais tempo livre. Por isso, use os intervalos para cuidar do ambiente. “Eles podem ser usados para limpar a mesa, organizar as correspondências, e até para colocar o closet em ordem. Ter um lar organizado é uma fonte de inspiração para exercer a sua criatividade”, Fernanda explica.

 

Com informações: bellamais.correiodopovo.com.br

Assistência

Gostaria de receber mais informações do nosso portal por e-mail?

Internet