Notícias

Voltar

'Muita emoção', diz idoso que se formou em curso de capacitação gratuito em Canoas

29/09/2018

A tarde desta sexta-feira (28) foi especial para o aposentado José Claunir Brito Ribeiro, de 65 anos. Ele foi orador de uma turma de 58 idosos que se formou em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os alunos passaram por um curso gratuito de capacitação para o mercado de trabalho e fizeram um estágio durante seis meses.

O auditório ficou lotado de familiares e amigos. Orgulhoso pela conquista, José convidou a filha, o neto e a esposa para assistirem à cerimônia. "Muita emoção!", define.

No discurso, o representante da turma decidiu prestar uma homenagem aos professores:

“Nos fizeram acreditar que nós idosos ainda somos capazes de ir adiante, de conquistar novos objetivos. Chegou o momento de realizarmos todos os nossos sonhos”.

O sonho de José é concluir os estudos e chegar à faculdade. Morador do bairro Mathias Velho, ele decidiu fazer o curso para ocupar seu tempo livre. "Eu sou aposentado e estava meio parado depois da aposentadoria. Meu sonho é fazer o terceiro grau, vou voltar para a sala de aula", promete.

José atualmente cursa à distância o segundo ano do Ensino Médio. Decidiu retomar os estudos já na terceira idade, tinha apenas o Ensino Fundamental. "Eu me sentia constrangido. Eu sou líder comunitário e ministro curso pra casais noivos na igreja. A gente vê vocês, a gurizada, dizendo: 'eu sou advogado, eu sou jornalista, eu sou médica', constrange a gente, né?", confessa.

Capacitação para a terceira idade

O Programa Gerações, oferecido pela prefeitura de Canoas, contempla aulas práticas e teóricas. Pelo estágio, que é feito nas dependências da administração pública, é oferecida uma bolsa-auxílio de R$ 727. Essa foi a primeira turma a se formar.

No total, a primeira fase do Gerações registrou, aproximadamente, 700 inscrições. Desse total, 60 vagas foram sorteadas, 29 para idosos com renda de até dois salários mínimos, 29 para os que não possuíam renda e duas vagas destinadas a idosos com deficiência. 58 deles concluíram todas as etapas da formação e 53 participaram da cerimônia de formatura.

Lançado em agosto de 2017, o programa tem o objetivo de mudar a realidade dos participantes, promovendo qualidade de vida, inclusão social, geração de renda e reinserção de idosos no mercado de trabalho.

Ao longo dos seis meses, foram trabalhadas questões como noções básicas da língua portuguesa, escrita e oralidade, relações interpessoais no trabalho, responsabilidade socioambiental, atendimento humanizado, recepção ao público e o uso de tecnologias.

Para os estudantes, mais do que aprender os conteúdos previstos no currículo do programa, foi uma experiência que rendeu grandes amizades. "Tendo saúde, amigos, que nós adquirimos aqui no curso, a gente vai longe", finaliza José.

Próxima turma

No próximo dia 31 de outubro, a Prefeitura de Canoas abrirá uma nova seleção para o Programa Gerações. Da mesma forma, serão sorteados 60 idosos para início das aulas em março de 2019. Os detalhes das inscrições serão divulgados em breve.

 

Com informações: g1.globo.com

Internet

Gostaria de receber mais informações do nosso portal por e-mail?

Assistência