Notícias

Voltar

Aneel deverá evitar cortes de luz para clientes residenciais

25/03/2020

O governador Eduardo Leite (PSDB) adiantou nesta terça-feira que não haverá cortes de fornecimento de energia elétrica para clientes residenciais do Rio Grande do Sul pelos próximos 90 dias. A medida, de acordo com ele, será oficializada “nas próximas horas” pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A decisão também vale para clientes dos serviços essenciais estabelecidos no decreto federal, como por exemplo os hospitais.

A decisão da Aneel não abarca os clientes comerciais e industriais, mas permite que se estabeleça negociações com a companhia de energia elétrica. "A Companhia Estadual de Energia Elétrica está aberta, sendo convocada pelas empresas e indústrias que tiverem dificuldades de cumprir com seus compromissos no próximo período", apontou o governador Leite.

Ação semelhante para minimizar os impactos econômicos causados pelo avanço do novo coronavírus foi anunciada pela Corsan na véspera. Mas, no caso da distribuidora de água, o período é de 60 dias.

Conforme Leite, a definição pelo fornecimento de energia era uma demanda do Estado junto à Aneel. “Nosso objetivo é minimizar os efeitos da epidemia do coronavírus na vida dos gaúchos. Em breve, teremos mais novidades sobre esse tema”, postou o governador.

Mais cedo, Eduardo Leite alertou para a gravidade da epidemia no Rio Grande do Sul. “Tivemos uma evolução mais rápida do que se projetava. Observando a média, o período em que se atingiriam os 50 casos, esperávamos que fosse hoje (24) mas atingimos na sexta (20)”, observou. “Não somos o estado que mais cresce (em confirmações de diagnósticos), mas inspira muito cuidado o que está ocorrendo aqui.”

Para tentar minimizar o impacto no sistema de saúde, o governo estuda utilizar espaços de clubes como hospitais de campanha. Dois desses seriam a Arena do Grêmio e o Beira-Rio: “Até aqui, o que observamos é que os espaços instalados no RS dão conta da demanda para as próximas semanas. Estamos preparando uma segunda fase com a hipótese de crescimento de casos, o que exige a instalação destes hospitais”, disse.

 

Com informações: correiodopovo.com.br

Internet

Gostaria de receber mais informações do nosso portal por e-mail?

Assistência