Notícias

Voltar

Vereadores pedem doação de terreno para a Faculdade Antônio Prado - FAP

11/05/2018

Em sessão ordinária realizada na noite de terça-feira (08), na Câmara de Vereadores de Antônio Prado, a mesa diretora recebeu a Indicação nº 0007/2018. Tal indicação, feita pela bancada de vereadores do Partido Progressista (PP), composta pelos vereadores Dária Golin, Paulo Rota e Elias Zulian, solicita que o Poder Executivo faça uma doação e/ou permuta de um terreno para construção da Faculdade de Antônio Prado - FAP.

A justificativa dos parlamentares é que se trata de um anseio popular pelo relevante interesse público da implantação de ensino superior na cidade. Os vereadores acreditam também que a FAP incentivaria a permanência dos jovens no município.

Um dos vereadores autores da indicação, Elias Zulian disse que os estudantes teriam a oportunidade de permanecer na sua cidade, sem correr riscos na estrada para irem a outras cidades, sem contar que incrementaria o comércio de aluguéis e das lojas. "Eu fui estudante, sei o quanto é difícil todos os dias ir para Caxias do Sul para estudar", salientou Zulian.

Os empresários, proprietários da escola VER, mantenedora da FAP, enalteceram a ação dos vereadores. "Ficamos extremamente agradecidos pelo incentivo e carinho nesse momento tão importante da FAP, sabemos da importância da Casa Legislativa como elo de ligação entre a sociedade, executivo e faculdade".

O líder da bancada do PMDB na Câmara, vereador Alfeu Sabedot, ouvido pela reportagem afirmou: "Fomos pegos de surpresa com a decisão do promotor. Quanto à indicação, vamos ouvir o setor jurídico, mas a princípio todos nós somos favoráveis a implantação da FAP, mas alerto que para a doação do terreno demanda tempo, pois existem todos os tramites burocráticos".

O Prefeito de Antônio Prado, Juarez Santinon, antes de embarcar para a Itália, conversou com a reportagem. "O município de Antônio Prado vem trabalhando em parceria com os investidores da FAP. Em um primeiro momento respeitando a vontade deles de fazer o investimento na sua própria área, essa familiar, até para a valorização do imóvel. Nós nos colocamos à disposição para ajudar em tudo que fosse possível na infraestrutura e principalmente na agilidade e assessoramento necessário para as questões ambientais. Nós ainda aguardamos a definição dos investidores, se essa é a vontade de fazer o investimento naquela área ou se realmente não tem essa possibilidade", destacou o gestor municipal. Ainda de acordo com Santinon, a prefeitura vem trabalhando com o plano A, plano B e o plano C, desde o ano passado e a possível doação de um terreno está na pauta há muito tempo. "Essa faculdade vai propiciar o desenvolvimento de Antônio Prado, a população pode ficar tranquila que o poder público está bem organizado e com o apoio de outras lideranças".

Se a FAP for instalada em Antônio Prado, deverá oferecer 25 cursos superiores de graduação e 12 de pós-graduação. Dentre os cursos de graduação, haverá bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Haverá ainda cursos na área de Gestão e Negócios como Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Gestão Financeira, Processos Gerenciais, Gestão Comercial, Comércio Exterior, Recursos Humanos, Logística e Produção.  Na área de Informação e Comunicação, a faculdade vai oferecerá os cursos de Sistemas de Informação, Gestão em TI e Análise/Desenvolvimento de Sistemas. Já na área de Ciências Jurídicas e Sociais, haverá o curso de Direito, na área de Ambiente e Saúde, cursos de Enfermagem, Educação Física, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e Medicina. Além dessas áreas também os cursos de Turismo, Gastronomia, Design de Interiores, Gestão Ambiental e Segurança no Trabalho. Para os cursos de Licenciatura, A FAP vai contar com o curso de Pedagogia além de cursos de Engenharias e uma incubadora de tecnologia, visando a inovação e o empreendedorismo da região.

 

Com informações: radiosolaris.com.br

Assistência

Gostaria de receber mais informações do nosso portal por e-mail?

Internet